N O T I C I A S

36ª Romaria da Terra e da Água

Foi dia 31 de agosto, que aconteceu com êxitos a 36ª Romaria da Terra e da Água da nossa Diocese de Propriá. Como no ano passado, aconteceu no Assentamento Borda da Mata, no município de Canhoba/SE. Animação, fé e certeza da presença de Deus nas lutas, estiveram presentes na caminhada, que teve o mesmo percurso do ano anterior. A presença dos muitos romeiros que, aliás, aumentou consideravelmente, foi notada e comentada por muitos dos presentes. Muitos animadores das comunidades, seminaristas, vocacionados, padres, religiosas... tivemos a simpática confirmação e animação do nosso bispo diocesano D. Mario Rino Sivieri, que presidiu a celebração Eucarística e concelebrada pelos diversos padres presentes. Como sempre, a comunidade dos assentados em Borda da Mata, trabalhou e soube acolher muito bem a todos os Romeiros da Terra e da Água. É essa acolhida que nos cativa e nasce o desejo de voltar na próxima. Lembremo-nos sempre: ÚLTIMO DOMINGO DE AGOSTO, ROMARIA DA TERRA E DA ÁGUA NO ASSENTAMENTO BORDA DA MATA. Eis algumas FOTOS:

























FESTAS DE SÃO JOSÉ - 2014

POVOADO CAMARÁ

          No dia 19 de março de 2014, a comunidade do povoado Camará - Muribeca/SE, celebrou o padroeiro São José. Alegria e fé permearam os festejos, que neste ano começou com um TRÍDUO animado pelas comunidades. A presença de amigos das comunidades levaram mais estimulo para a comunidade local. Veja algumas FOTOS:



FESTAS DE SÃO JOSÉ

Os Povoados Pau Alto e Camará, destra paróquia, celebraram com devoção e fé a festa do seu Padroeiro, São José, com muita alegria. A festa aconteceu, na comunidade do Pau Alto no dia 17 e no Camará, dia 19 do mês de março 2013. As comunidades e os devotos de São José, como sempre, marcaram presença reforçando os laços da amizade. A procissão percorreu as ruas do povoado encerrando-se em frente a capela com a Celebração Eucarística presidida pelo pároco Pe. Antônio Rodrigues. No final, houve uma animação para a alegria de todos. Parabéns às Comunidades do Pau Alto e Camará por mais uma festa de seu Padroeiro. Vejam algumas FOTOS:
  
POVOADO PAU ALTO
 







  

POVOADO CAMARÁ
  









 
RETIRO DA LEGIÃO DE MARIA
No Povoiado Saco das Varas


O Comitium Imaclado Coração de Maria realizou mais um retiro espiritual como, aliás, tem acontecido no ultimo final de semana de janeiro. O mesmo aconteceu na Escola Manoel Rosendo no Povoado Saco das Varas - Muribeca/SE, nos dias 25 e 26 do citado mês, com o tema: "Senhor, eu creio, mas aumentai a minha fé!". A presença de membros da Legia de Maria de algumas paróquias da nossa diocese como Nossa Senhora da Glória e Porto da Folha, que fazem parte desse Comitium, alem de membros de outros povoado deste município, fez com que o retiro fosse mais rico e proveitoso. O coordenador diocesano da pastoral, Pe. Clebson, de Santana do São Francisco, esteve presente com uma proveitosa palestra sobre a Igreja. Momentos forte de oração e contemplação da Palavra de Deus, tendo Maria, a Mãe Legionaria, como modelo e guia, foi constante no retiro que teve sua conclusão com a celebração Eucarística presidida pelo nosso pároco Pe. Antônio Rodrigues. Veja alguma FOTOS, a seguir.

Salve Maria!










FESTA DE SÃO SEBASTIÃO
Padroeiro do Povoiado Visgueiro


O Povoado Visgueiro, destra paróquia, celebrou com devoção e fé a festa do seu Padroeiro, São Sebastião, originário de Narbonne (na França) e cidadão de Milão (Itália). Viveu nos anos 256286 dC., é um mártir e santo cristão, morto durante a perseguição promovida pelo imperador romano Diocleciano. O seu nome deriva do grego sebastós, que significa divino.

A festa aconteceu, conforme o calendário católico, no dia 20 de janeiro de 2013. A presença dos devotos de São Sebastião e das comunidades, como sempre, foi de grande importância para a comunidade visgueirense. A procissão percorreu a rua principal do povoado encerrando-se em frente a capela com a Celebração Eucarística presidida pelo pároco Pe. Antônio Rodrigues. No final, houve uma animação para a alegria de todos. Parabéns à Comunidade do Visgueiro por mais uma festa de seu Padroeiro. Eis algumas FOTOS:


 Capela de São Sebastião do Povoado Visgueiro - Muribeca/SE

 






 Carro-andor de São Sebastião no dia da festa

 São Sebastião no dia da Procissão dos Motoristas


FESTA DO SENHOR DAS MISERICÓRDIAS


Trecho da Procissão do Senhor das Misericórdias

A comunidade paroquial do Senhor das Misericórdias de Muribeca/SE, celebrou com êxitos a festa do seu Padroeiro. Após o novenário, que aconteceu entre os dias 23 a 31 de dezembro de 2012, que teve como tema principal “...o justo viverá da fé” (Rm 1,17) e cada dia refletiu-se sobre o “Credo Católico” que foi de grande proveito, o dia 1º de janeiro de 2013 – DIA DO PADROEIRO, segundo tradição antiga – foi celebrado com muito entusiasmo. A NOVENA teve boa participação dos fiéis, como também a animação dos grupos, comunidades, pastorais e movimentos. A presença de alguns padres também contribuíram para o brilhantismo da festa. O Dia da Festa, 1º de janeiro, que já é por natureza um dia festivo: festa da Mãe de Deus e dia de confraternização... aqui em Muribeca tudo isso foi somado aos louvores ao Senhor das Misericórdias: 09:00 hs, Missa Solene presidida pelo pároco Pe. Antônio Rodrigues, com boa participação dos paroquianos; às 16:00 grandiosa procissão percorrendo algumas ruas da cidade com a imagem do Padroeiro, encerrando-se com a Bênção do Santíssimo Sacramento na frente da igreja matriz, com a presença de muitos fiéis. Após a bênção e os agradecimentos a Banda de Música Municipal, que acompanhou a procissão, apresentou alguns números musicais. Só temos que agradecer a Deus, as equipes de serviços e a todos os seguidores do Senhor das Misericórdias. Eis algumas FOTOS:

DIA 23 – NOITE DAS CRIANÇAS – Abertura do Novenário






DIA 24 – NOITE DA JUVENTUDE MURIBEQUENSE






DIA 25 – NOITE DAS FAMILIAS








DIA 26 – NOITE DAS COMUNIDADES









DIA 27 – NOITE DOS COMERCIANTES, VIÚVOS/AS,
APOSENTADOS/AS, PENSIONISTAS e MINISTROS





DIA 28 – NOITE DAS PASTORAIS






DIA 29 – NOITE DOS MOTORISTAS,
MOTOQUEIROS e COMUNIDADES














MISSA DOS DOENTES




DIA 30 – NOITE DOS HOMENS









DIA 31 – ENCERRAME
NTO DO NOVENÁRIO







DIA DA FESTA – 1º de janeiro de 2013

 CARRO-ANDOR do Senhor das Misericórdias, na procissão.




















CARRO-ANDOR do Senhor das Misericórdias

CARTAZ DA FESTA DO
SENHOR DAS MISERICÓRDIAS
2012



FESTA DA IMACULADA CONCEIÇÃO
Padroeira do Povoiado Saco das Varas


No dia 08 de dezembro a comunidade católica do Povoado Saco das Varas celebrou mais uma vez a festa da sua pdroeira, a Imaculada Conceição, com Ofício da Mãe de Deus, Batizados, Procissão e Missa. Estiveram presente comunitarios de diversas comunidades da paróquia, todos devotos da Mãe de Deus. O festejo foi precedido pelo Novenário que teve início no dia 29 de novembro. Cada noite com boa participação dos católicos do povoado. Vejam algumas FOTOS:








CAMINHADA BÍBLICA

 No dia 13 de Outubro de 2012, aconteceu a Caminhada Bíblica das Comunidades que compõem a Paróquia Senhor das Misericórdias. O percurso foi o acertado na última: da Várzea da Onça até a igreja Matriz de Muribeca. Representantes e lideranças das diversas comunidades se fizeram presentes. Chovia muito, mas nem mesmo a chuva apagou os ânimos dos caminhantes. No início, ainda na capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, membros das comunidades partilharam como foi o Mês da Bíblia em sua comunidade, como também o “efeito” da palavra na vivência comunitária. Foi uma boa partilha. A animação na acolhida e no percurso ficou por conta da comunidade do Visgueiro. O roteiro da caminhada vem logo a seguir.

Comunitários na capela da Várzea da Onça


 Aparecida, fala em nome da matriz
Dona LAI, animadora da comunidade Visgueiro

 Dona Hilda, da comunidade das Pedras
 Dona Vadinha, do Arrodeador
Dona Gerusa, do Saco das Varas

 A animação, é com o Visgueiro
 Caminhando na chuva...
 ...carregando a Bíblia...
 ...o Drama do Evangelho... no caminho... um cego...
Com a Palavra na mão

 Na Igreja Matriz de Muribeca...
... as comunidades oferecem seus dons...


Caminhada das Comunidades - ROTEIRO
(da Várzea da Onça para a Matriz)

1.      ACOLHIDA DAS COMUNIDADES – Comunidade do Visgueiro

2.      CELEBRAÇÃO DO ENVIO – Pe. Antônio

3.      PRIMEIRA PARADA: Drama do Evangelho “o cego de Jericó” (Mc 10,46-52) – Grupo de Jovens.

4.      SEGUNDA PARADA: Partilha das Comunidades (cf 3º encontro), o compromisso com a Palavra – Comunidade do Saco das Varas

5.      CELEBRAÇÃO FINAL: em frente da Matriz

ANIMAÇÃO – Terço dos Homens
COMENTÁRIOS – Matriz
ACOLHIDA DA PALAVRA – Comunidade do Camará
1ª LEITURA – Comunidade do Fluvião
SALMO – Comunidade de Muribeca
2ª LEITURA – Comunidade do Arrodeador
PRECES – Comunidade das Pedras
OFERTÓRIO – Comunidades do Pau Alto e Cabeça da Onça

6.      ANIMAÇÃO e LANCHE (arroz doce e munguzá) – Matriz.

OBS: Por causa da chuva houve algumas alterações nessa programação.

 
FESTA DE NOSSA SENHORA APARECIDA

A comunidade do Povoado Arrodeador, destra paróquia, celebrou a festa de sua Padroeira Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no dia 12 de outubro de 2012. A presença dos devotos da Mãe de Deus e das comunidades marcou o brilhantismos da festa. A procissão teve seu início na comunidade Queimada Nova indo até o Arrodeador, onde percorreu o povoado e encerrando-se em frente a capela com a Celebração Eucarística presidida pelo pároco Pe. Antônio Rodrigues. Estava presente o frade capuchinho, Fr. Messias, que é filho da região. No final, houve distribuição de bombons, brinquedos, algodão doce... para as crianças presentes na festa. Parabéns à Comunidade do Arrodeador pelo desempenho da festa de sua Padroeira.









  
VOCACIONADOS EM MURIBECA


(Foto: Pe. Antônio Rodrigues)
Vocacionados da Diocese de Propriá, seminaristas e D. Mário, bispo diocesano
  
Nos dias 29 e 30 de setembro próximos passados, aconteceu mais um Encontro Vocacional da nossa Diocese de Propriá. Desta vez na cidade de Muribeca, e contou com a presença dos seminaristas Cláudio e Gedeão, membros da Equipe Vocacional Diocesana. No primeiro dia, o nosso bispo, D. Mário, compareceu e, como pastor, disse palavras de ânimo aos vocacionados. Em seguida o Pe. Antônio Rodrigues – Pároco de Muribeca – apresentou o esquema do Evangelho segundo Marcos. À noite a celebração Eucarística aconteceu na Igreja Matriz. Após a missa, o jantar com membros da comunidade na casa paroquial. Depois de um momento de conversas e descontração, fizemos um momento de interiorização da Palavra de Deus com a Leitura Orante da Bíblia, a Lectio Divina, que foi dinamizado por Pe. Antônio, utilizando o texto bíblico de Marcos (Mc 2,13-19). Depois fomos repousar de um dia cheio. O domingo começou com a “Liturgia das Horas”, café e depois partilha da meditação do texto bíblico. Foi uma riqueza. Em seguida os seminaristas Cláudio e Gedeão fizeram os acertos com os vocacionados, avaliação do encontro e lembraram o próximo encontrodias 3 e 4 de novembro em Canhoba. Depois do almoço, cada um voltou para sua comunidade.
 (Pe. Antônio Rodrigues)





FESTA DA SANTA CRUZ

Santa Cruz da Boa Esperança - cruz do altar

A comunidade da Cabeça da Onça celebrou a festa da Santa Cruz, sua padroeira, no dia 15 de setembro de 2012. A presença das comunidades deu mais brilho à festa. Tudo começou com procissão, que teve um bom percurso. Á frente a “Santa Cruz” – uma pequena cruz que é utilizada nas procissões há anos, e que é carregada na mão dos devotos da Santa Cruz: crianças, jovens e adultos. Terminada a procissão, iniciou-se a Celebração Eucarística, presidida pelo pároco o Pe. Antônio Rodrigues e animada pela comunidade do Visgueiro. Em seguida a comunidade ofereceu arroz doce e mungunzá para todos os presentes.














ANO DA FÉ


Em meio às incertezas trazidas pela cultura pós-moderna, os católicos terão a oportunidade de refletir sobre suas crenças e convicções religiosas. O Papa Bento XVI instituiu o Ano da Fé, de outubro de 2012 a outubro de 2013, ocasião que deve incitar o redescobrimento da fé católica. Em uma paróquia de Montes Claros (MG), uma escola de formação foi criada para esclarecer e preparar os fiéis para este Ano.
A proposta do Papa é que todo cristão tenha a sua convicção e a sua identidade na fé católica. Diante desse pedido do Santo Padre, o vigário geral da Catedral Metropolitana de Montes Claros (MG), padre José Honório de Andrade, ressaltou um aspecto da personalidade de Bento XVI que ele considera interessante.
“O Papa é um homem audacioso. Num mundo pós-moderno, em que existem várias crises, a crise de identidade, ele nos propõe uma reflexão sobre a fé. É uma riqueza que o Santo Padre, o Papa, concede a todos nós no Brasil e no mundo”, exaltou.

Fé: mistério incompreensível?

Com caráter abstrato, algumas pessoas encaram a fé como algo incompreensível, que permanece apenas no campo da sensibilidade. O padre José Honório, porém, desmistificou esse pensamento.
“Fé não significa que a gente não possa entender. O mistério ‘fidei’ é inteligível, porém ele não se esgota numa simples explicação ou num simples dogma. Ele sempre se revela novo, aberto aos desafios de hoje em que o ser humano, o cristão é chamado a viver. Estar no mundo e, a partir da sua fé, transformar as realidades de morte em esperança e salvação”, explicou.

Fé x cultura atual

Padre José Honório destacou que a fé hoje passa por uma crise e, até mesmo, uma descrença. Ele foi enfático ao dizer que a fé deve ocupar um lugar de destaque pelo fato de ser adquirida por meio de alguém que fala, sobretudo, através de testemunhos. O vigário acredita que a autêntica vivência da fé e o verdadeiro apostolado da missão devem ser despertados nos irmãos. Para que isso aconteça, a comunidade deve fazer com que a voz do Papa seja também a voz do Cristo e a sua própria voz.
O padre complementou citando as formas como os cristãos manifestam sua fé nos dias de hoje: leituras bíblicas, orações, sacramentos e prática. Esta última, de acordo com o sacerdote, trata-se de uma obra social que não é simplesmente caritativa, mas que proporciona ao cristão ver, num irmão que sofre, o próprio Cristo dando a oportunidade para o crescimento e a maturidade na fé.

Escola de Formação em Montes Claros

O padre José Honório está à frente dos módulos ministrados na Escola de Formação “A Fé Católica”, realizada uma vez por mês de fevereiro até outubro deste ano na Catedral Metropolitana de Montes Claros. De acordo com ele, a metodologia utilizada está em sintonia com a Porta Fidei,Carta Apostólica.
“A nossa paróquia está promovendo encontros mensais para despertar nos nossos paroquiandos o verdadeiro sentido da fé e o porquê e o como celebramos os nossos ritos, os nossos sacramentos e, a partir disso, agirmos fora do salão, fora da paróquia, agir no mundo”, contou.
A metodologia utilizada nos encontros é a indicada pelo Vaticano. “Num primeiro ponto, nós estudamos o que o Papa pediu, na Porta Fidei, e agora nós estamos estudando o credo, o sínodo da fé. Aí nós vamos até outubro esmiuçar esse sínodo, o símbolo da fé, para que possamos realmente dizer ‘eu creio nisso, eu sigo isto, eu vivo isto na minha fé'”.






Nenhum comentário:

Postar um comentário